sábado, 5 de março de 2011

Vieiras com molho de queijo roquefort e vinho branco

As vieiras ou coquille Saint-Jacques são um dos frutos do mar mais “famosos” na França. São vistos constantemente em cardápios de restaurantes e em qualquer programa de culinária na TV; no Natal, em Paris, eram vendidos em bancas de peixes ainda na concha.
Nós provamos as vieiras pela primeira vez, sem querer, em uma pizza de frutos do mar e nos apaixonamos; depois o Cristian preparou um prato típico chileno com vieiras e camarão em molho branco; agora foi nossa vez de comprar e preparar os tão amados e deliciosos coquilles.
                                       
Essa imagem não é nossa, mas é importante pra mostrar a vieira “in natura” que , segundo os franceses, é a melhor forma de consumir; a parte acinzentada deve ser jogada fora, a parte redonda e branca é a mais nobre, mas a porção alaranjada é gostosa e pode ser consumida.
No Brasil acredito que o quilo das vieiras seja bem caro, na minha cidade nunca ví, mas aqui é bastante acessível; compramos em uma rede de supermercados ultra-popular, congeladas, só a porção branca por 6,89 euros (16 reais) com 300g.
                                       DSC03526
Essa porção serve bem um casal, ou como entrada em uma verrine ou na própria concha, como é costume por aqui, serve várias pessoas. O hábito é servir uma ou duas vieiras em um prato de entrada.
Bom, aí segue a nossa receita que foi preparada com o “famozérrimo” molho de queijo roquefort do Daniel.
Para o molho:
- cebola, alho, sal, pimenta vermelha, herbes de provence e pimentão vermelho a gosto
- vinho branco seco
- queijo roquefort ou gorgonzola
- creme de leite ou molho branco (pode ser o de caixinha)
Refogue a cebola, o alho e o pimentão em azeite de oliva, colocar o vinho branco e deixar ferver até reduzir bem, acrescente então os outros temperos. Colocar o queijo em pedaços pequenos, deixe derreter mexendo sempre pra não grudar no fundo da panela (baixe o fogo nessa hora), acrescente o molho branco e está pronto.
Para as vieiras:
Antes de começar a preparar o molho fazer pequenos cortes sobre as vieiras e temperar com sal e pimenta preta.
                                       DSC03533
Depois de pronto o molho frita-las em azeite de oliva e manteiga, começando pelo lado sem os cortes. Não leva mais de 2 minutos de cada lado para que não endureça e perca o sabor (como camarão).
                                         DSC03534
O lado com os cortes vão abrir absorvendo todo sabor da manteiga e do tempero.
Servir com o molho por cima, acompanha arroz branco e aspargos.
                                         DSC03536
A nota?! Dez mil é pouco…

Nenhum comentário: