Começo dizendo que eu fui contratado para falar de cervejas, mas já me incumbiram de falar sobre receitas também, pior que o salário é o mesmo (nenhum). Bom...
Esse fim de semana fiz meu primeiro risoto desde que saímos do Brasil, tinha prometido para a Etti superar a receita que ela experimentou na Itália, um risoto de bacon com alcachofra.
Aí vai a receita:
Preparei um caldo bem tosco, com água e 3 caldos de legumes.
Em uma panela grande refoguei cebola, pimentão e alho (necessariamente nessa mesma ordem), adicionei o bacon em pedaços pequenos e deixei fritar por uns minutos.
Coloquei o arroz arborio e uns 400 ml de vinho branco, deixei o arroz cozinhando até o vinho secar. Temperei com sal, pimenta vermelha e herbes de provence (mistura de manjericão, salsinha, tomilho, orégano, manjerona, alecrim e segurelha).
A partir de agora o processo é repetido com o caldo, adicionando-o aos poucos, para que o arroz vá soltando o amido.
Quando o arroz estiver cozido e não estiver mais absorvendo o caldo ele estará no ponto; então coloquei uma caixa de creme líquido (uma espécie de creme de leite, bem liquido e com menos gordura que tem aqui, acho que com um creme de leite normal se consegue um resultado semelhante), misturei tudo e desliguei o fogo. Por último, acrescentei umas 50 gr de manteiga, mexendo bem para derreter e os corações de alcachofra inteiros (coloquei só no final porque eles eram pequenos e bastante macios, se tivesse colocado antes eles teriam se desmanchado, e não era esse o objetivo).
Segundo a Etti, o melhor risoto que ela já comeu na vida dela...será?!