domingo, 30 de janeiro de 2011

Risoto de bacon com alcachofras

Começo dizendo que eu fui contratado para falar de cervejas, mas já me incumbiram de falar sobre receitas também, pior que o salário é o mesmo (nenhum). Bom...
Esse fim de semana fiz meu primeiro risoto desde que saímos do Brasil, tinha prometido para a Etti superar a receita que ela experimentou na Itália, um risoto de bacon com alcachofra.
Aí vai a receita:
Preparei um caldo bem tosco, com água e 3 caldos de legumes.
Em uma panela grande refoguei cebola, pimentão e alho (necessariamente nessa mesma ordem), adicionei o bacon em pedaços pequenos e deixei fritar por uns minutos.
Coloquei o arroz arborio e uns 400 ml de vinho branco, deixei o arroz cozinhando até o vinho secar. Temperei com sal, pimenta vermelha e herbes de provence (mistura de manjericão, salsinha, tomilho, orégano, manjerona, alecrim e segurelha).
A partir de agora o processo é repetido com o caldo, adicionando-o aos poucos, para que o arroz vá soltando o amido.
Quando o arroz estiver cozido e não estiver mais absorvendo o caldo ele estará no ponto; então coloquei uma caixa de creme líquido (uma espécie de creme de leite, bem liquido e com menos gordura que tem aqui, acho que com um creme de leite normal se consegue um resultado semelhante), misturei tudo e desliguei o fogo. Por último, acrescentei umas 50 gr de manteiga, mexendo bem para derreter e os corações de alcachofra inteiros (coloquei só no final porque eles eram pequenos e bastante macios, se tivesse colocado antes eles teriam se desmanchado, e não era esse o objetivo).
Bom, voilà, está pronto!!!
Segundo a Etti, o melhor risoto que ela já comeu na vida dela...será?!

7 comentários:

Anônimo disse...

aí garoto...ovisual é lindo,estimúla a idéia de devora-lo segundo a etti o sabor tambem ,aestratégia é muito inteligente;CONQUISTA PELO ESTOMÁGO!!!cumprimentos do SOGRÃO,HE HE!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

ALELUIA!!!!!!!!!!CONSEGUI!!!!!!

Daniel Farias disse...

Ehehehe, claro né tem que pegar pelo estômago sim ehehehe!!

Unknown disse...

De dar agua na boca filhos!

Unknown disse...

lindo,deu vontade de comer,c/pão torradinho,e vinho,to esperando o retorno do cozinheiro,´pra comer essa delicia, que sogra oferecida!

Natália R. disse...

bah, eu tb estou com saudades do "restaurante dani"....hehehe

Ettiene Mattos Farias disse...

Ele em breve vai reabrir filial em Pelotas com força total!!!