sábado, 12 de fevereiro de 2011

Confraria Wir Trinka

Muitos ficam curiosos para saber o que é e como funciona uma confraria. Apesar de não ser um grande conhecedor do assunto, posso falar que fundamos a Wir Trinka porque éramos (somos, na verdade) um grupo de amigos com um interesse em comum: beber cervejas especiais juntos!

Inicialmente fazíamos isso em degustações promovidas em Campinas/SP, até que um dia alguém disse: "Lanço uma sugestão “melhor”: vamos criar uma confraria de cerveja, um clube...". E assim, da concepção a execução, foram alguns e mails trocados e pronto! Como não havíamos pensado nisso antes... :-)

O nome Wir Trinka vem de uma liberdade poética feita em cima do termo alemão (língua falada por um dos confrades) "Wir Trinken", que significa, em bom português: "Nóis bébe!"

Então o que é já ficou claro, mas como funciona??

A Wir Trinka é bem simples. Temos um estatuto (todas devem ter!) com regras básicas mas o que mais manda é o bom senso e nosso lema fundamental: "Acima de tudo: tamo junto, tamo junto!"

Somos 6 confrades de agendas complicadas! Então temos algumas regras que definem como o host deve proceder pra fechar uma data. Mas o que interessa é na hora de beber, que funciona mais ou menos assim:

  1. Host define a data mais apropriada (o evento pode ser remarcado UMA vez).
  2. Host fecha a carta de cervas e divulga antes do evento. A carta pode ou não seguir alguma temática.
  3. Host providencia a compra das cervejas, das comidas e da taça que ficará com o vencedor do poker da noite.
  4. Durante o evento, fica a critério do host definir a ordem em que serão abertas as cervejas e fazer uma apresentação de cada uma.
  5. Todos bebem, sem frescura!!
  6. Ao final, avaliamos as cervejas degustadas numa escala de 1 a 5 (ou 1 a 4, dependendo da quantidade de rótulos). Simples assim! Sem frescura de justificar sua avaliação, dizer que o aroma é "frutado com toques de PQP..."
  7. A última responsabilidade do host é definir o host do próximo encontro (que deve acontecer em até 2 meses) e publicar no blog do evento (http://wirtrinkaconfraria.wordpress.com/).
O encontro VII acabou de acontecer nessa última quinta-feira com este que vos escreve sendo o host e com a temática: "As injustiçadas do mundo"! Contei com a ajuda do Daniel pra montar a carta (apesar de que só eu estava preocupado com o preço dela! :-) ). Dêem uma conferida lá no blog, mas adianto que as cervejas foram:

  • Jamaica: Lager Cerveja Red Stripe
  • Lituânia: Cerveja Svyturys Baltijos Dark Red
  • Brasil (Piracicaba/SP): Cerveja Dama Bier Weiss
  • França: Ale 3 Monts



Nenhum comentário: