segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Receita de Sushi para fazer em casa!

 A nossa empreitada desse fim de semana foi determinada pela minha vontade de comer comida japonesa depois de 5 meses. É claro que por aqui existem inúmeros restaurantes japoneses, mas o preço é impraticável pra nossa realidade. Depois de muito pesquisar lugares mais em conta e não encontrar nada, o Daniel com o coração cheio de piedade resolveu se especializar nesse tipo de culinária que ele não aprecia quase nada...mas acompanha, como bom gourmet!
Fomos a um hipermercado (Auchan) e, com a lista de apetrechos necessários retirada da internet,  conseguimos comprar tudo que era necessário: 1 Kg de arroz para sushi, uma esteirinha pra enrolar (serve jogo americano do 1,99), palitinhos, wasabi, alga nori, vinagre de arroz e shoyu. Para o recheio escolhemos salmão, kani, queijo cremoso, alho poró.
faltando o vinagre aí na foto...

A coisa mais complicada, com detalhes e que se der errado atrapalha todo o resto é a preparação do arroz, aí vai a receita:

2 xicaras de arroz para sushi (ou cateto curto)
3 xicaras de água
Lavar o arroz quantas vezes for preciso até a água sair clara. Adicionar ao arroz escorrido as 3 xicaras de água e deixar descansar por 20 minutos. Levar ao fogo inicialmente alto, logo que ferver baixar; mexer as vezes pra não pegar no fundo. Quando a água secar prove, estará pronto (se não estiver cozido adicionar um pouco de água quente). Usar uma panela alta, pra não virar. Deixar descansando tampado por mais 10 minutos, então misturar o molho.

Molho
½ x de vinagre de arroz
1 colher de café de sal
3 colheres de sopa de açúcar
Levar ao fogo baixo mexendo até dissolver o açúcar, não deixar ferver.

Depois de tudo isso feito, enquanto o arroz esfria é hora de se dedicar ao peixe que deve ser fatiado, e a organizar os outros ingredientes de forma que fique fácil de pegar na hora da montagem.
Pra montar colocar a alga sobre a esteira com o lado áspero pra cima, colocar arroz até a metade, sobre o arroz colocar os outros ingredientes. Enrolar dando uma apertadinha pra não ficar “frouxo”, molhar um pouco a borda da alga oposta ao arroz pra grudar quando fechar o sushi.
                      
         Os primeiros não ficaram tão bons porque espalhamos arroz por quase toda a alga, já no segundo prato fizemos como falei, arroz só até a metade. O sabor não ficou devendo absolutamente nada pros sushis que como no Shangay em Pelotas, claro que nunca fui em restaurantes japoneses mais famosos, mas baseado no que conheço dou nota 10, sério, sem querer bajular o agrocheff/sushiman!

2 comentários:

Natália R. disse...

olha, tá c aparência boa, ficou bem bonito. Até parece de restaurante mesmo. Mas óbvio q eu não ia e nem vou comer isso! Peixe cru... eeeca!!!

bezerra dilson@hot mail disse...

É,o visú é bonito, mas tenho q/ concordar c/ a natch,não me desperta o menor interesse,apesar de adorar todo tipo de iguarias c/peixe, ele cru; NÃO SOU ADPTO, mas tenho q/reconhecer as qualidades do debutante sushiman .Aiii garoto!!!!CUMPRIMENTOS AO CASAL!! MAS PREFIRO ENSSOPADO OU A DORÊ. HA HA HA!!!!!!!!!